sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Gueixas

Yo minna! Trouxe para vocês um pouquinho sobre a cultura, as Gueixas ^^.Espero que gostem.



Gueixa (em japonês: 芸者 geisha) ou Gueigi (emjaponês: 芸妓 geigisão mulheres japonesas que estudam a tradição milenar da arte da sedução,dança e canto, e se caracterizam distintamente pelos trajes e maquiagem tradicionais. Contrariamente à opinião popular, as gueixas não são um equivalente oriental da prostituta. Elas não trabalham com sexo. Podem chegar a flertar, mas seus clientes sabem que não irá passar disso, e esse é o fato que muitos homens se encantam com a cultura de uma gueixa. No Japão a condição de Gueixa é cultural, simbólica repleta de status, delicadeza e tradição. São em muitos aspectos similares às Kisaeng coreanas. O termo geiko (芸子) é também usado no dialecto de Quioto para descrever as gueixas, especialmente no bairro Hanamachi. Ao contrário do que se verificava nos séculos XVIII e XIX, as gueixas são atualmente em número bastante mais reduzido. Maiko (em japonês: 舞妓) é o termo utilizado para designar uma gueixa aprendiz. O elegante, mundo de alta cultura de que a gueixa faz parte é chamado karyūkai (柳界 "a flor e mundo de salgueiro"). Uma gueixa famosa, Mineko Iwasaki, disse que isso é porque "gueixa é como uma flor, bela em seu próprio estilo, e como um salgueiro, graciosa, flexível, e forte." Outra importante gueixa foi Kiharu Nakamura.


"Gueixa"  é um nome próprio e, como todos os nomes japoneses, não tem variantes no número gramatical. A palavra original consiste em dois kanji,  (gei), que significa "arte" e  (sha), que significa"pessoa" ou "praticante". Assim, a gueixa é a pessoa que faz arte. A tradução literal degeixa para a língua portuguesa será "artista"ou mesmo "entertainer".
As gueixas aprendizes são designadas maiko, que é construída a partir dos kanji  (mai), que significa "dançarino/a" e  (ko), que significa "criança". Curiosamente, foram as maiko que, com a sua maquiagem branca, quimonos elaborados e penteado característico — em forma de pêssego — se tornaram no estereótipo das gueixas para os ocidentais.


Existe ainda um livro chamado "Memórias de uma Gueixa".Escrito por Arthur Golden, publicado em 1997.A história é um romance sobre uma Gueixa em Gion, Kyoto, Japão, antes, durante,e após a segunda Guerra Mundial.Em 2005 o Livro virou até filme, com o mesmo título.


Comentário nada a ver: Minna, tem algumas fotos de gueixas que eu particulamente fico de boca aberta de tão lindas que são rsrs

Kissu o/

4 comentários:

  1. As gueixas são muito giras ^_^se estiveres ai Sa-chan podemos falar ^-~

    ResponderExcluir
  2. eu acho as gueixas muito doidas porque elas encolhem o pé, não deixa crescer -q
    xoxo

    gabriel
    www.mmmonster.info

    ResponderExcluir
  3. Bom post ^^ Já me deparei com diversas pessoas classificando erroneamente gueixas como prostitutas simplesmente por não saberem nada sobre elas. ^^

    =***
    estou seguindo seu blog :3

    ResponderExcluir
  4. Adoreiiiiiiii!!!!! O novo visual ficou Sugoiiii!!!

    ResponderExcluir