História
Os uniformes escolares (seifuku) começaram a ser usados no Japão há mais de 100 anos atrás, na Era Meiji. De acordo com o Museu Tombow do Uniforme, o primeiro modelo a ser usado era bastante formal, composto pela parte de cima de um quimono e um hakama, que foram selecionados pelo Ministério da Educação para "elevar" o perfil dos estudantes.
Mais tarde, porém, quando o Japão começou a adotar costumes e objetos ocidentais, o uniforme antigo foi substituído por um conjunto de calça e camisa de gola alta, conhecidos como gakuran. O gakuran foi modelado especificamente com base nos uniformes militares do Japão daquela época, que por sua vez eram baseados nos modelos usados pelo exército da Prússia, graças a força que essa potência militar representava. A camisa tinha colarinho alto e botões que iam até o pescoço, mais ou menos como as roupas usadas aqui no Brasil pelas bandas marciais e fanfarras. Calças escuras, cinto, sapatos escuros e às vezes um boné, completavam o visual.
Em 1920, uma escola para mulheres em Fukuoka começou a usar um uniforme diferente, modelado a semelhança do uniforme usado então pela marinha britânica. Nascia o hoje tão conhecido "sailor fuku" (seera fuku), na pronúncia do japoneses. A saia de pregas, gola triangular e o laço no pescoço surgiram nessa época, e se tornaram desde então, as marcas registradas desse tipo de roupa. Segundo as informações da época, a diretora da escola havia estudado na Inglaterra, e por isso resolveu adotar o modelo. A popularidade da marinha britânica, na época uma grande potência naval, também contribuiu para a aceitação do novo uniforme.
Minna!Hoje foi só a história mas esse fim de semana vou postar mais um pouquinho sobre os uniformes( que eu amo XD ) !
Continue lendo: http://sa-channe.blogspot.com/2010/11/uniformes-parte-2.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário