sábado, 20 de novembro de 2010

Uniformes! - Parte 2


Yo!!Vim com mais um pouquinho sobre os uniformes hoje - como prometido ^^ -!Espero que gostem!


O papel do uniforme na sociedade japonesa
Há um ditado popular no Japão que diz "Deru kugi wa utareru", ou "O prego protuberante será martelado" em uma tradução livre. Esse ditado reflete muito bem o pensamento japonês quanto à uniformidade de grupos e conformidade com as regras sociais.
Para os estudantes, o uniforme serve para criar e manter um vínculo forte com a escola onde estudam, além de reforçar sua identidade dentro da sociedade japonesa como estudantes. Já dentro da escola, o uniforme serve, como aqui no Brasil, para remover as mensagens de status social e econômico que todos nós carregamos de forma inconsciente em nosso modo de vestir.
Curiosamente os estudantes japoneses encontram meios de expressar seus hábitos e atitudes através de modificações nos uniformes, que podem ser mais ou menos sutis, dependendo de até onde as regras em vigor na escola os permitem chegar. Essas expressões aparecem nos garotos usando a camisa desabotoada, ou nas garotas com cintos e acessórios coloridos, ou ainda encurtando (às vezes até demais) a saia.


Primeiro amor
Um exemplo interessante do papel simbólico que o uniforme escolar representa na vida dos jovens japoneses pode ser visto em um curioso costume: na cerimônia de formatura do colegial uma garota pede ao garoto de quem ela gosta que lhe dê de presente o segundo botão (de cima para baixo) da sua camisa. Se os sentimentos forem correspondidos, o garoto vai lhe dar o botão - que segundo o costume tem um significado simbólico, pois é o que fica mais próximo do coração. 


A história do primeiro amor é tipo mangá/anime shojo: é a história da menina apaixonada por um carinha que ela acha tudo de bom, e que pra conseguir ele ela faz de tudo *-* - não prestem atenção no "*-*" pois isso foi só por causa da frase-Eu até gosto desse tipo de gênero, mas as vezes é triste esse tipo de hitória(triste = muito meloso), por isso as vezes prefiro shonen: porradaria, sangue, gente morrendo (sim acredite eu gosto disso XD)

2 comentários: