sábado, 22 de janeiro de 2011

Bonsai - Parte 1

Yo minna! Hoje vim falar dessas árvores em miniatura, que eu simplesmente acho uma graça ^^.Nunca tive nenhuma T.T mas um dia ainda terei, e tentarei lembrar de rega-lo e cuidar dele ( todas as plantas que eu já tive acabaram do mesmo jeito: mortas U-U eu sou uma beleza cuidando de plantas hahaha).Bem vamos aos bonsais.
História



Apesar da forte associação entre o cultivo de bonsai e a cultura japonesa, na verdade foram os chineses os primeiros a cultivar árvores e arbustos em vasos de cerâmica. Há provas de que, já em 200 d.C. os chineses cultivavam plantas envasadas (mais conhecidas como Penjing) como prática habitual da sua atividade de jardinagem.

Hobby

Bonsai, que significa "árvore em bandeja".Um bonsai precisa ter outros atributos entretanto além de simplesmente estar num vaso raso. A planta deve ser uma replica de uma arvore da natureza em miniatura. Deve simular os padrões de crescimento e os efeitos da gravidade sobre os galhos, além das marcas do tempo e estrutura geral dos galhos. Essencialmente é uma obra de arte produzida pelo homem através de cuidados especializados.

No Ocidente o cultivo de bonsai como hobby desenvolveu-se bastante nos últimos 20 anos e hoje estas pequenas árvores estão espalhadas por todo o mundo. O crescente interesse pelo bonsai é partilhado com a crescente atenção dada às artes orientais nos últimos anos. Apesar de parecer um hobby extremamente exótico, o cultivo de árvores em miniatura não é por si só muito mais complexo do que a jardinagem comum aplicada a plantas em vasos. 
A diferença básica é o cuidado para reproduzir as características de uma árvore de porte muito maior, e aí reside a dificuldade. Mais do que cuidadosa poda e adubação, é preciso também muita paciência e alguma habilidade artística.

Bem, por hoje é só, amanhã postarei a parte 2 sobre os Bonsais (e espero, mais coisas ^^)

Kissu o/

Um comentário:

  1. Bonsaissss,, nossa eu me lembro de alguns que tive em casa, todos morreram -__-"

    ResponderExcluir