domingo, 24 de abril de 2011

Kitsune

Quem nunca ouviu falar da Kyuubi?? Se não ouviu (OMG 0_0) eu digo quem é, é a famosa raposa que foi selada em Naruto ao nascer. Lembrou? (finalmente!) Ela é uma criatura da mitologia japonesa e que se chama Kitsune - raposa-, que obviamente inspirou Masashi . Então vamos falar agora um pouco sobre ela ^^


Nas histórias folclóricas japonesas são muito comuns as kitsunes. Essas histórias descrevem-nas como seres com poderes mágicos, que são aumentados com forme sua idade e sabedoria. Uns desses poderes é o de assumir a forma humana – geralmente uma mulher bonita, uma jovem, ou uma senhora - . Algumas histórias dizem que elas usam seus poderes para enganar, já em outras elas são fiéis, amigas, esposas...



- Características -

Acredita-se que as kitsunes possuem uma inteligência superior, vida longa e poderes mágicos. Elas são um tipo de youkai(criatura sobrenatural), a palavra kitsune é muitas vezes traduzida como Espírito da Raposa, mas nesse caso espírito não quer dizer que são fantasmas, mas sim um estado de conhecimento.
Duas das classificações mais comuns da Kitsune são:
  • Zenko – (em japonês: 善狐 literalmente, raposas do bem), são as raposas benevolentes, celestiais, são associadas ao Deus Inari, tanto que as vezes elas são simplesmente chamadas de Raposas de Inari.
  • Yako - (em japonês: 野狐 ), são as raposas mais maliciosas.

Fisicamente as kitsunes são muito lembradas por terem nove caudas. Quanto mais caudas uma kitsune tiver mais velha, mais poderosa, e mais sabia ela é. Dizem que uma cauda aparece após 100 anos. Quando a kitsune chega a cauda de número nove, sua pele fica prateada ou dourada. Esta Kuubi no Kitsune (em japonês: 九尾の狐raposa de nove caudas), ganha a Onisciência, que é a sabedoria infinita e também a capacidade de ver e ouvir qualquer coisa em qualquer lugar do mundo.



Poderes -


As kitsunes, são sem sombra de dúvida, um dos Youkais mais poderosos da mitologia japonesa. Um de seus poderes, como já dito antes, é o de mudar de forma. Geralmente de mulheres extremamente bonitas, mas há histórias que dizem que elas também assumem a forma de um velho, uma criança, ou até de uma segunda lua no céu.
Outros poderes são:
  • cauda ou boca que gera fogo ou relânpago ( Kitsune-bi – a raposa de fogo -)
  • Manifestação voluntária em sonhos
  • voar
  • invisibilidade
  • criações de ilusões praticamente indistinguíveis da realidade.

Outras histórias falam de kitsunes que podem mexer no tempo e o espaço, que levam pessoas a loucura (também né? XD), e até que se alimentam da vida ou do espírito dos seres humanos.
Pessoas que são filhos dessas kitsunes ( geralmente por que o pai acabou se casando com uma kitsune em forma humana sem querer) não vão necessariamente se tornar uma raposa, mas podem acabar herdando esses poderes .
Bem.... mas como todos  tem um ponto fraco, mesmo que não aparente,  as kitsunes são como gatinhos medrosos! Se vêem um cachorro saem correndo toda vez que um aparece.



- Origem -

Muitos dos mitos de raposas do Japão podem ser vistos no folclore da China, Coréia ou Índia. Esses mitos populares contam histórias de raposas que podem ter até nove caudas. Várias dessas histórias foram gravadas no Konjaku Monogatari, uma coleção do século XI de narrativas Chinesas, Indianas e Japonesas.
Há um debate sobre a origem dos mitos das Kitsunes, não sabem se foi inteiramente de fontes estrangeiras ou parte do folclore japonês, que datam a partir do quinto século d.C. O folclorista japonês Kiyoshi Nozaki argumenta que os japoneses vêem positivamente as kitsunes desde o quarto século d.C.; as únicas coisas importadas da China ou da Coréia eram os atributos negativos em relação a elas. Ele afirma que, de acordo com um livro de registros do século XVI, chamado Nihon Ryakki, as raposas e o ser humano viveram muito próximos no Japão antigo, e afirma que as lendas indígenas sobre as criaturas se formaram em conseqüência desse convívio. A erudita Karen Smyers aponta que a ideia da raposa como sedutora e a conexão dos mitos de raposas ao Budismo foram introduzidas no folclore japonês com as histórias chinesas similares, mas diz que algumas histórias de kitsunes contêm elementos únicos do Japão.

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Kitsune

2 comentários:

  1. Po legal, só os errinhos de concordancia "nee"?

    ResponderExcluir
  2. Kitsunes são realmente seres mágicos lecais *tara por raposas*, apesar de gostar de coisas kawaii nossa amiguenha de 9 caudas vive aparecendo em 2/3 de onde vou (okok, só em alguns/maioria dos animes...)

    ResponderExcluir